Negócios na internet crescem aos montes e rapidamente. O que algumas pessoas desconhecem é que para ter visibilidade neste espaço é fundamental conhecer algumas estratégias para alcançar o sucesso e sobreviver em um meio extremamente competitivo. O foco deste post será o tão falado SEO do termo em inglês Search Engine Optimization. A palavra não é tão estranha para aqueles aos quais já se habituaram aos serviços do Google ou mesmo conhecem um pouco sobre o assunto.

A otimização de sites para os mecanismos de busca é o que define o trabalho de um profissional de SEO. Construir uma página até dez anos atrás era algo muito diferente do que é hoje. Isso é bem óbvio quando falamos em mudanças tecnológicas. Mas, acima de tudo, pensar na experiência do usuário nunca foi tão importante para estabelecer iniciativas que gerem retorno. O papel do SEO surgiu assim com a ideia de diferenciar milhares de páginas que tinham o mesmo objetivo: despertar a atenção do usuário e fazer com ele permaneça por mais tempo em determinado website.

No entanto, quem pensa que apenas definir palavras-chave fará seu site bombar nas primeiras páginas dos buscadores está muito enganado. Para estar bem indexado é muito mais que isso. São um conjunto de estratégias que aliadas tornarão uma página muito mais favorável aos robozinhos de busca. Através de uma página otimizada corretamente é possível aumentar o número de clientes que interagem com o conteúdo e consequentemente mais vendas para o negócio.

 

Por onde começar?

Se alguém prometer colocar seu website em primeiro lugar nas páginas dos buscadores milagrosamente duvide deste profissional. O trabalho de SEO como já foi dito é a união de fatores que farão um website ser avaliado positivamente pelas diretrizes do Google. Fazer um trabalho com amadores pode sair mais barato, mas pode acabar gerando a perda de tempo e dinheiro. Já que futuramente você terá que fazer novos investimentos.

Em primeiro lugar conhecer o seu público é o suficiente para elaborar boas estratégias. Um site pode ser lindo, mas se não for funcional de nada adiantará. Imagine buscar determinado produto e encontrar mil situações que dificultam essa busca. O que faz um site ganhar visitantes e aumentar sua margem de lucro é garantir que o usuário final sairá satisfeito. Para os robôs de busca essa satisfação significa a relevância do que se está oferecendo a ele. Se o site em questão é capaz de entregar o que ele procura, ele é relevante e logo ganhará pontos. Isso aumentará as chances de estar bem ranqueado.

De acordo com informações do site Resultados Digitais, a distribuição de cliques no Google é extremamente desigual. “Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de busca. Pior ainda, quase 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados”.

Agora que você já sabe a importância de usar o SEO deve estar curioso para conhecer o que destacar no seu website. O ZOE listou alguns pontos primordiais no trabalho de SEO:

  • Page Title;
  • URL;
  • Headings;
  • Meta description;
  • Conteúdo próprio;
  • Links internos;
  • Estrutura do site;
  • e outros.

Por isso, a ajuda de um profissional é tão importante no trabalho de otimização. Conhecendo o seu projeto e com ajuda especializada é possível mudar e implementar diversos pontos essenciais para ter um website otimizado para os mecanismos de busca.